Espetáculo




No dia 04 de Setembro às 20h

Trupi Di Trapu

As Aventuras do Tião Bagual




O grupo além dos espetáculos, também ministra oficinas de confecção e manipulação de bonecos e contação de histórias.
Em 2010 cria e coordena o evento “SUSTENTAÇÃO – Mostra Sustentável de Teatro de Bonecos de Porto Alegre”, que em duas edições reuniu grupos como “Só Rindo” (Canela- RS), “A Hora do Anjo” (Porto Alegre-RS), “Cia Nazareno” (Caxias do Sul), Cia. Goliardos (Canela-RS),Cia Reticências (Alvorada-RS),Divina Comédia(Maquiné-RS)  entre outros.
Na formação “bonequeira” do grupo estão cursos e workshops com: Paulo Ballardim e Carolina Garcia (Caixa do Elefante- RS); Cia Gente Falante(RS); Cia Truks(SP); Ardri Sobrero (Agarrate Catalina – ARG) e com o mestre mamulengueiro Fernando Augusto Gonçalves (PE).
Mais informações sobre o grupo em www.trupiditrapo.blogspot.comou em www.mostradebonecospoa.blogspot.com.




Orquestra Engrenagem


A Orquestra Engrenagem é formada por 9 membros (5 mulheres e 4 homens) que se alternam em 16 instrumentos e voz. Executamos todo o tipo de repertório; de concerto, de baile e de salão”. É assim que estes cachoeirenses se definem como grupo “uma orquestra na instrumentação, uma empresa na disciplina e uma banda na relação de respeito entre os membros”. Eles não tem maestro e ensaiam e estudam usando fórmulas matemáticas tanto para a parte teórica quanto para consciência corporal do musicista, fugindo bastante do que costumamos entender por relação artística com a Música. Todos estudam mais de um instrumento e todos cantam, inclusive com um repertório todo a capella; uma orquestra que funciona também como coro “no barroco isso era uma pratica muito comum, tocar em mais de uma frente, e todos gostamos de cantar”. Estudam juntos todas as semanas ha 2 anos e meio e, além dos ensaios que duram até 5h, cada um ainda divide o trabalho e o estudo da música com suas outras atividades, “temos 2 membros com filhos pequenos, 2 que estudam para o vestibular, 2  que estão noivos e 3 que ainda cursam faculdade”.
Eles estão fazendo a pre estreia de um espetáculo contando 50 anos de música gaúcha, visitando desde José Mendes e Teixeirinha até Marcelo de Lacroix e Arthur de Faria. Com arranjos que vão do coro a capela até uma verdadeira orquestra de cordas, passando por bongôs, por liras, tambores e atabaques, piano e castanholas, cada peça é um estudo de caso, cada peça é uma ideia levada, matematicamente, até o limite do que se pode compreender.
A orquestra espera, além de compartilhar sua música com os convidados - parece que um dos compositores pode aparecer para dar uma canja - encontrar contadores de histórias dispostos a narrar versões musicadas de lendas brasileiras. "Somos um grupo que sobrevive e se sustenta fazendo eventos privados, casamentos, formaturas e feiras, e estamos ansiosos para nossa estreia em palco italiano, desenvolvendo um projeto que se pretende artístico e não somente pecuniário; musicar histórias infantis com nossa instrumentação é algo quase que intuitivo, para nós".

Durante a apresentação da Orquestra Engrenagem, o grupo de danças folclóricas "Arte Nativa" fará uma participação especial, mostrando através da dança um pouco mais do Rio Grande do Sul.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!