Contadores 2015

 Contadores convidados 2015

Eleonora Medeiros

Léla Mayer

Karine da Cunha e Ricardo Isquierdo


Lucio Alves

  
Patrícia Holme Vieira
Monika Papescu


Leila Pereira

Alexander Kleine



Anderson Gonçalves


Tatiane Braga dos Reis







Contadores convidados em 2014


Alessandra Visentin

Psicóloga, atriz e contadora de histórias. Com mais de 20 anos de carreira artística, iniciou suas atividades teatrais em 1993, participou de diversas montagens de peças teatrais, tais como “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza e “Querida Mamãe”, de Maria Adelaide Amaral, de curtas-metragem como o “Fio e a Cidade”, com direção de Almeida Junior e Alexandre Guerreiro, do longa metragem “Labirinto de Pedra”, do cineasta José Sette e de festivais de teatro de grande importância no cenário artístico, como o Festival de Teatro de Curitiba. É coordenadora da Associação Médicos do Barulho, da qual integra o elenco desde dezembro de 2001.

Alfredo Mourão
Ator profissional, diretor de espetáculos, escritor, assistente cultural e contador de histórias. Início das atividades como Contador de Histórias em 2011, na organização e coordenação do evento “Contar histórias: uma arte sem idade”, realizado de 21 a 31/10, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Ponta Grossa/PR. Em 2012 participou como contador no V Festival Estadual de Contadores de Histórias da Casa Mario Quintana, Porto Alegr/RS (02 a 04/10); no Festival Literário de Guaratuba, na Faculdade do Litoral Paranaense (17/10); no 40º. Festival Nacional de Teatro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (06 a 14/11). No mesmo ano exerceu a coordenação compartilhada do FLICAMPOS – Festival Literário dos Campos Gerais, em Ponta Grossa/PR (01 a 06/05) e orientou a Oficina “Literatura aplicada à contação de histórias”, para a Secretaria de Educação de Wenceslau Braz/PR (26 e 27/07). Em 2013 participou como contador na Semana Cultural da Páscoa, UNIMED Ponta Grossa (março); na 5º. FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis/GO (30/05 e 01/06); na Feira de Troca de Livros e Gibis, Fundação Cultural de São Bento do Sul/SC (09/08); nas narrativas cênicas “Fala conto Fala”, Cine Teatro Ópera de Ponta Grossa (17 a 31/08); no II FLICAMPOS de Ponta Grossa (07 a 15/09); na Semana Literária do SESC Apucarana/PR (16 a 20/09); no VI Festival de Contadores de Histórias da Casa Mario Quintana, Porto Alegre/RS (outubro); no 41º. Festival Nacional de Teatro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (06 a 13/11); no Edital Circulação de Teatro, Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa (21 a 23/11). Também esteve presente no I Encontro Nacional de Contadores de Histórias em Sampa, São Paulo/SP (15 e 16/11). Em 2014 foi curador e coordenador do I FESTIVAL NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS, Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa/PR (20 a 23/05).

Carlos Godoy
Carlos Godoy iniciou no teatro em 1987, com o Grupo de Teatro Amador Cena Muda de Santo André, Fez diversos espetáculos como ator,entre eles A Hora da Estrela, com direção de Roberto Vignati, O Auto da Compadecida e O Pagador de Promessas, direção de Sebastião Apolônio, e na seqüência, Brasil Outros Quinhentos e Vereda da Salvação, entre outros. De 1991 á 1994 viajou pelos estados de SP,MG,PE,PA,AL pesquisando a Cultura popular do Vale do Jequitinhonha e do Nordeste, por onde passava realizava o espetáculo de Teatro de Bonecos “E agora Ioiô” e Coordenava Oficinas de Confecção e Manipulação de Bonecos e Teatro-Educação. Em São Paulo se apresenta com o espetáculo, no projeto Arte nas Ruas da Secretaria Municipal de Cultura,Sesi Novos Talentos, Unidades do Sesc, Escolas do Estado, Emefs, Emeis, Ceis, Escolas Particulares, 1ª Festival de Teatro do Shopping Tamboré  e no Festival de Teatro da Ong Monte Azul. Em 1998 ganhou uma Bolsa de estudos para estudar Teatro, com a Coordenação de Denoy de Oliveira e com Supervisão do CPC-UMES. Estudou e fez Oficinas com vários profissionais, entre eles: Augusto Boal, Maria lúcia Pupo, Grupo Buendia de Cuba, Luís Louis, Enny Parejo, Sthepen Mouttran, Renata Melo, Francisco Medeiros, entre outros.
Em 2000 despertou o interesse pela Arte de Contar Histórias, fez Oficinas com Zezé Bueno e As Meninas do Conto. Relembrando a infância na fazenda da cidade de Dracena, onde nasceu e a viagem feita por alguns estados do Brasil, iniciou a pesquisa de Contos Tradicionais do Brasil e a forma de contá-los. Em 2002 fez produção, dirigiu e atuou no espetáculo “De repente uma História das Escolas Literárias” do Autor Cláudio Campana...

Fábia Barbosa Pedro
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina e com especialização em Psicopdagogia e Educação à Distância. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ulbra/Canoas/RS. Atualmente trabalha no Projeto Viajando com as Histórias do Baú como contadora de histórias no município de Tubarão/SC e como Assistente Técnica Pedagógica na E.E.B. Henrique Fontes. Faz parte da Academia Brasileira de Contadores de Histórias e da Associação Municipal de Contadores de Histórias de Tubarão. Possui experiência na área de Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, contação de histórias e literatura infantil.

Gládis Maria Ferrão Barcellos
Bacharel em Biblioteconomia – UFRGS, Pedagogia –Esquema I – PUC-RS; Pós-graduação em Folclore – FAMUPA /RS; Pós-graduação em Literatura Infanto-Juvenil – FAPA/RS. Participou como docente de inúmeros cursos, seminários, oficinase palestras sobre narração de histórias e prazer da leitura. Organizou diversas bibliotecas escolares, sendo responsável também pela Seção de Extensão da Biblioteca Pública do Estado ( Carro-bilioteca, caixas –bibliotecas e trabalho de divulgação da leitura em vilas, presídios, comunidades carentes. Diretora da Biblioteca Lucília Minssen, no período de 1987 a 1994, responsável por sua instalação na Casa de Cultura Mário Quintana. Ministrou Cursos de Extensão de Narração de Histórias na ULBRA, na UNILASSALE e na FUNDASUL. .
e-mail: gladis.barcellos@hotmail.com
face-book: Gladis Barcellos


Lucio Alves
Especialista em mágicas com contação de histórias; mágicas de Salão; grandes Ilusões; close-up Magic; mágicas corporativas e Treinamentos de Produtos/Motivacionais interagindo com o público através da mágica. Apresenta-se regularmente em eventos Empresariais, de debutantes, Casamentos, Formaturas e Eventos Teatrais bem como na Tv.  Gravou apresentação do 1º programa da temporada 2013 no programa Astros do SBT. Prestou consultoria para o Curta Gaúcho “Mãos Dadas” de Vicente Moreno e para a Série “A vida de Rafinha” (sobre o Humorista Rafinha Bastos) para a FOX. Instrutor do Curso de Iniciação a Arte Mágica da AMAR – Categoria Salão e Palco. Presidente da AMAR – Associação dos Mágicos do RS.                                                                                                          



Tatiane Braga dos Reis
Professora graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Ensino de Português e Literatura participa de diversas coletâneas poéticas e publicou seu primeiro livro individual em 2013. Sua formação como contadora de histórias inclui cursos e seminários com profissionais de destaque na área como Paulo Bocca, Rosane Castro, Rogério Andrade e outros. Atua em escolas, livrarias, feiras e eventos.




 Anderson Gonçalves/ Trupi Di Trapu
Oficializado em 2008 pelos atores Anderson Gonçalves e Carmen Lima, ambos professores, o grupo de teatro de bonecos teve sua origem em recreações de festas e eventos infantis desde 2006. Preocupados com o distanciamento dos bonecos das escolas e dispostos a facilitar o acesso de todos ao mundo mágico e encantador do teatro de animação, a dupla de atores investe em histórias lúdicas e relacionadas com o dia-a-dia das crianças. O primeiro espetáculo “Frederico e o dentinho fujão”, trata da higiene através da história de um menino que perde um dente de leite e para recuperá-lo chama um super-herói bem atrapalhado. Esta peça nasceu da parceria da Trupi com a ONG Gente Consciente, da Cia Zaffari, com a qual trabalhamos entre 2007 e 2010, com espetáculos em feiras do livro, eventos e mensalmente na livraria Cultura do Bourbon Shopping. Na sequência vieram: “O Sumiço de Floribela” que trabalha o valor das amizades verdadeiras; “Pintou sujeira” que aborda os temas: meio ambiente e cuidados com a natureza; “O Negrinho do Pastoreio”, que estreou em 2009, retrata escravidão e fé através desta lenda regional do sul do Brasil. Produzimos também um espetáculo sobre fábulas e três montagens de adaptações de livros de autores gaúchos: “Jogos de inventar, cantar e dançar” de Viviane Juguero (Bando de Brincantes) no qual a Trupi assina os bonecos e adereços, juntamente com Sayô Martins. “O ventríloquo” de Alcy Cheuiche e o livro do autor Marion Cruz “O que tem na barriga da formiga” são adaptações em parceria com a editora Libretos. Iniciou no teatro em 1987, com o grupo de Teatro Amador Cena Muda de Santo André. Fez diversos espetáculos como ator, entre eles A Hora da Estrela, com direção de Roberto Vignati, O Auto da Compadecida e O Pagador de Promessas, direção de Sebastião Apolônio, e na seqüência, Brasil Outros Quinhentos e Vereda da Salvação, entre outros. De 1991 á 1994 viajou pelos estados de SP,MG,PE,PA,AL pesquisando a Cultura popular do Vale do Jequitinhonha e do Nordeste, por onde passava realizava o espetáculo de Teatro de Bonecos “E agora Ioiô” e Coordenava Oficinas de Confecção e Manipulação de Bonecos e Teatro-Educação. Em São Paulo se apresenta com o espetáculo, no projeto Arte nas Ruas da Secretaria Municipal de Cultura,Sesi Novos Talentos, Unidades do Sesc, Escolas do Estado, Emefs, Emeis, Ceis, Escolas Particulares, 1ª Festival de Teatro do Shopping Tamboré  e no Festival de Teatro da Ong Monte Azul. Em 1998 ganhou uma Bolsa de estudos para estudar Teatro, com a Coordenação de Denoy de Oliveira e com Supervisão do CPC-UMES.


Rosane Castro
Escritora, contadora de histórias e arte-educadora. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Trabalha em projetos culturais, sociais e pedagógicos em instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais, bem como em feiras, bienais e eventos culturais e literários na região metropolitana de Porto Alegre, interior do Estado e no Brasil. Coordenou por quatro anos o espaço QG dos Pitocos na Feira do Livro de Porto Alegre. Idealizou e coordenou o Seminário de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido” de 2009 a 2012 na cidade de Cachoeirinha/RS. Em 2012 e 2013, promoveu em Gravataí o “Encontro de Contadores de Histórias Ao Pé do ouvido”, onde reuniu contadores de vários estados brasileiros. Como escritora participa de vários eventos organizados por prefeituras eescolas da região metropolitana e no interior do estado.



Contadores convidados em 2013

Antônio Schimeneck
Sou natural de Tupanciretã, centro-oeste do Rio Grande do Sul. Hoje, moro em Portão, não muito distante da capital Porto Alegre, estudo Letras na Universidade do Vale dos Sinos, com o foco de pesquisa na formação de leitores,  e trabalho na Ama Livros Distribuidora.Trabalhei durante muitos anos em uma biblioteca escolar, onde aprendi tudo o que sei da arte de contar histórias. Essa experiência com os estudantes levou-me a criar também os meus próprios personagens. Tenho dois livros publicados para o público juvenil e em breve será lançado meu primeiro texto infantil.


Danilo Furlan
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), bonequeiro, contador de histórias, diretor da Cia Manipulando Teatro de Animação e produtor de eventos nestas áreas. 
Atuou em mais de dez espetáculos como manipulador de bonecos e contador de histórias. Sua carreira teve início em 1997 e já o levou a participar de festivais importantes, como o Filo (Londrina), o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba e a Feira do Livro de Porto Alegre, entre outros. 
convidados2015
Fez diversos cursos de aperfeiçoamento e tornou-se instrutor de artes e coordenador pedagógico de projetos sociais. Além disso, confecciona cenários e adereços para espetáculos e desfiles cívicos. 
Como produtor atuou na organização da 1ª Bonecadeira de Bonecos Mexencanta Bonecada (1999); do 1º Encontro de Contadores de Histórias de Maringá (2000) e, principalmente, do Festival de Teatro de Bonecos de Maringá – Festebom, do qual é um dos idealizadores. 
Como contador de histórias participou de muitos projetos e eventos em todo Brasil.


Eric Chartiot
Mágico, ator, contador de histórias e palestrante, Eric Chartiot, o Magicontador, se formou em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela universidade de Lyon II na França. Trabalhou durante 10 anos como Diretor de cursos e Diretor da Aliança Francesa pelo Ministério Francês das Relações Exteriores. Em 2002, assumindo finalmente o sonho, se tornou mágico profissional apresentando espetáculos de ilusionismo e contação de histórias. Desde aquele ano tem apresentado centenas de vezes para os mais variados públicos em todo o Brasil e América Latina


João Luiz do Couto
João Luiz do Couto é Mato-grossense. Passou a infância brincando às margens do Rio Araguaia, uma região permeada por histórias e seres encantados.Professor por formação, poeta por pretensão, ator e contador de histórias por paixão. Radicado em São Paulo capital desde 1996. Atualmente dedica-se ao teatro, a contar histórias. e a formação de professores e educadores na arte narrativa e educação não formal. Autor de oito livros infantis, infanto- juvenis e coletânea de contos. 

Leila Pereira
Sou professora de inglês para crianças de Educação Infantil; contadora de histórias da Editora Nova Castelo; da Editora FTD, da Vitrola de Histórias e do Praia de Belas Shopping; escritora; oficineira e atriz.
Tenho seis livros publicados e um CD: O Caso dos Brinquedos Trocados (2009), Cantigas Contadas (2010), Coleção composta de quatro livros: A assembleia dos bichos; O cravo brigou com a rosa. E agora? Tereza e O trenzinho lá na serra. Um presente especial (2012), e o CD Cantigas Cantadas (2012), com a musicista Karine da Cunha, trilha sonora do espetáculo da Vitrola de Histórias, baseado nos livros da coleção homônima. 
Sou formada em Letras, pela PUC-RS; Formação Pedagógica para Docentes, pela ULBRA e tenho Pós-graduação em Educação Infantil e Anos Inicias, pela UNILASALLE.

Lucio Alves
Especialista em mágicas com contação de histórias; mágicas de Salão; grandes Ilusões; close-up Magic; mágicas corporativas e Treinamentos de Produtos/Motivacionais interagindo com o público através da mágica.
Apresenta-se regularmente em eventos Empresariais, de debutantes, Casamentos, Formaturas e Eventos Teatrais bem como na Tv. 
Gravou apresentação do 1º programa da temporada 2013 no programa Astros do SBT. 
Prestou consultoria para o Curta Gaúcho “Mãos Dadas” de Vicente Moreno e para a Série “A vida de Rafinha” (sobre o Humorista Rafinha Bastos) para a FOX. Instrutor do Curso de Iniciação a Arte Mágica da AMAR – Categoria Salão e Palco. Presidente da AMAR – Associação dos Mágicos do RS.                                                                                                          
www.lucioalvesilusionista.com.br
Márcia Funke Dieter
Professora formada em Letras-Literatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pós-graduanda em Cultura e Literatura pelo Centro Universitário Barão de Mauá-SP. Atua como contadora de histórias em eventos literários e culturais diversos e em 2008 estreou como escritora. Atualmente conta com cinco obras infanto-juvenis publicadas e participa de  antologias poéticas no RS, RJ, Bahia e Portugal. Seu novo livro “Minhocas na Cabeça” foi publicado pela sua própria editora, Ateliê de Histórias, lançada em 2012. Está presente em Feiras do Livro e eventos literários sempre com o intuito de aguçar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos. Missioneira, natural de Santo Ângelo, reside em  Ivoti RS, onde é professora na Rede Municipal, mas atualmente está como responsável pelo Departamento de Cultura da cidade. Atuou como diretora de escola e diretora cultural na cidade de Lindolfo Collor.  Faz parte do Projeto Autor Presente do IEL, é membro da Rede Internacional Cuentacontos e do AGES (Associação Gaúcha de Escritores).

Paulo Bocca
Natural de Canoas, RS, nasceu em 7 de junho de 1961. É graduado em Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa pela FAE-ISSE, de Sapucaia do Sul, RS, e mestrando em Letras, Cultura e Regionalidade, pela Universidade de Caxias do Sul, RS, desde março de 2012.
É ator e contador de histórias. O seu trabalho no teatro tem sido norteado pela pesquisa por textos que valorizem o imaginário e o mundo maravilhoso da fantasia. Enrte seus principais trabalhos estão A Floresta Feliz (1999), Contos Mágicos (2003) e O construtor de nuvens (2007). Os espetáculos de narração oral mais importantes foram O sítio maluco (2009), Elvira e Marcos – entre sapos e monstros (2011), Rumpestino (2012) e Fogueira de Histórias (2012), sendo que este último foi apresentado no Teatro El Sótano, em Havana, Cuba, em 28 de junho de 2012.
Em 2011 tornou-se membro da Red Internacional de Cuentacuentos, com sede em Tenerife, Espanha, e que reúne contadores de vários países nos cinco continentes. Participou em várias feiras do livro como contador de histórias, autor presente e oficineiro; foi palestrante em seminários focando a literatura infantil. É um dos criadores e coordenadores do Festival de Contadores de Histórias promovido pela Biblioteca Lucília Minssen, da Casa de Cultura Mário Quintana. Em 2009 lançou Os Amigos de Elvira, e em 2010, Marcos e o monstro e O construtor de nuvens, todos para o público infantil. Nesse mesmo ano, lançou a coletânea de poemas, Serenata serena (foto ao lado).
Como escritor participou da coletânea de 2003 da Academia Sapucaiense de Escritores.


Rosane Castro
Escritora, atriz, arte-educadora e contadora de histórias. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Trabalha em projetos culturais, sociais e pedagógicos em instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, bem como em feiras, bienais e eventos culturais e literários na região metropolitana de Porto Alegre, interior do Estado e no Brasil. Coordenou por quatro anos o espaço QG dos Pitocos na Feira do Livro de Porto Alegre. É a idealizadora e coordenadora do Seminário de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido”, na cidade de Cachoeirinha/RS.
http://rosanecastro.wordpress.com/

Sandra Lane 
Especialista em: Arte-educação da Palavra Oral à Escrita,  Alfabetização e Gestão Cultural. Graduada em Artes Plásticas, Pesquisadora da     Cultura Popular, Escritora, Atriz, Vice Presidente da ONG Escultórias, Educadora da Rede Municipal de Belo Horizonte, Idealizadora e Coordenadora dos Projetos: Primavera de Histórias, Histórias da Nossa Gente e Passaredo Contadores de Histórias. Membro da RIC- Rede Internacional de Cuentacuentos e Premiada por suas Atividades Sociais e enquanto Contadora de Histórias.

Vanessa Meriqui 
Conto histórias há anos. A arte de contar histórias exige embasamento prático e teórico constantes, razão pela qual me especializei. Ministro cursos, oficinas e palestras em universidades e instituições de ensino público e privado, espaços e seminários literários e entidades com  Senac. Sou também capacitadora da Associação Viva e Deixe Viver. Sou autora dos livros infantis Galinda, uma  mãe muito especial, Mágica na Loja de Tintas, Maria Eduarda -  a menina que devorou o mundo, O Dragão e a parede que brilhava e estou  entre os seis autores da antologia Essa História eu Conto Assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!